Infraestrutura

O grupo de pesquisa tem a sua disposição 02 laboratórios principais:

Laboratório de Qualidade do Ar  - Está instalado em uma área física de 120m2 e está estruturado em 2 divisões principais: (i) Simulação Numérica e (ii) Experimentação e Caracterização físico-química.

As atividades na divisão de Simulação Numérica estão relacionadas ao desenvolvimento de algoritmos computacionais criados pelo próprio grupo de pesquisa e a utilização de ferramentas comerciais. Os recursos computacionais disponíveis são empregados para simulações em softwares comerciais (FLUENT, CFX, CALPUFF-VIEW, AERMOD-VIEW) e softwares de desenvolvimento livre (WRF, CMAQ, SMOKE e outros). A divisão de Simulação Numérica conta com  3 Clusters de Computadores para computação de alto desempenho:

01 Cluster com processadores Intel Xeon com 128 núcleos de processamento e 128 GBytes de memória para meteorológico de simulações de dispersão de poluentes em meso-escala meteorológica (WRF/CMAQ/SMOKE)

01 Cluster com processadores Intel I7 com 128 núcleos de processamento e 512 GBytes de memória para simulações de mecânica dos fluidos computacional (CFX e FLUENT)

01 Cluster com processadores Xeon com 12 núcleos de processamento e 48 GBytes de memória para computação de alto desempenho em geral, visualização e testes iniciais de modelos de pequeno e médio porte.

O laboratório conta também com 12 microcomputadores, impressoras e software específicos, utilizados principalmente para a simulação do escoamento e dispersão de poluentes na atmosfera. 

Na divisão de Experimentação e Caracterização físico-química os recursos disponíveis são empregados na caracterização e monitoramento das características meteorológicas da região de estudo, medição da emissão de contaminantes atmosféricos por fontes pontuais e de área, medição de concentrações de contaminantes atmosféricos na atmosfera e caracterização do físico-química de poluentes. Os principais equipamentos:

Câmara de fluxo para medição de taxa de emissão de compostos odorantes em estações de tratamento de esgoto,

Medidor portátil de H2S com faixa de medição de 0-500 ppb (resolução de 0,5 ppb);

CG-MS (Cromatógrafo gasoso marca Perkin Elmer),

CG PFPD  (Cromatógrafo gasoso específico para compostos de enxofre marca Perkin Elmer),

Espectrômetro de Fluorescência de Raio -X (XRF para caracterização elementar de elementos químico entre sódio e Urânio - marca SHIMATZU);

Espectrômetro UV,

04 estações meteorológicas (sendo uma dela equipada com anemômetro sônico 3D para medições de alta frequência, aplicável à medição de flutuações turbulentas de velocidade e fluxo de calor na atmosfera);

Olfatômetro estático,

Equipamentos para seleção e teste de participantes de redes de monitoramento de compostos odorantes,

Microbalanças de 6 casas

06 amostradores de baixo volume para amostragem de partículas na atmosfera, com separação de tamanhos PM2.5, PM10 ou PTS

Espectrômetro Laser de Aerosóis (LAS) para determinação da distribuição de tamanhos de partículas em suspensão na atmosfera, com 32 faixas de tamanhos (canais) variando de 0,25 um a 30um.

Demais equipamentos de apoio como purificador de água, mufla, estufa e outros.

Além dos equipamentos instalados no laboratório, o laboratório possui equipamentos de amostragem e medição de partículas na atmosfera. A cooperação técnica com o Departamento de Engenharia Mecânica viabiliza a utilização conjunta de um Microscópio Eletrônico de Varredura com EDS, para a caracterização físico-química e morfológica de amostras de aerosóis atmosféricos. Além destes equipamentos, um convênio entre o PPGEA e a Secretária de Estado do Meio Ambiente do Espírito Santo, permite a operação cooperativa e o acesso contínuo aos dados meteorológicos e de monitoramento da qualidade do ar da Região da Grande Vitória, obtidos através da rede de automática de monitoramento ambiental composta por 8 estações de monitoramento situadas em locais estratégicos, contando com equipamentos de medição de contaminantes atmosféricos (SOx, NO2, NOx, O3, PTS, PM10, HC e partículas sedimentáveis)  e parâmetros meteorológicos (direção e velocidade do vento, pressão, umidade, temperatura, insolação e precipitação).

Laboratório NuMEs - Núcleo de Modelagem Estocástica - laboratório de pesquisa para alunos vinculados à Area de Poluição do Ar.  Está instalado em uma área física de 50m2 e conta com 06 microcomputadores, impressoras e software específicos/pacotes estatísticos.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910