Comparação de métodos de avaliação da exposição de crianças à poluição do ar: modelo de dispersão, monitoramento ambiental e amostradores pessoais

Os estudos epidemiológicos utilizam métodos diretos e indiretos para estimar a exposição aos poluentes atmosféricos. Comparamos a exposição ao NO2 dada pela modelagem de dispersão e uma estação fixa de monitoramento e monitores pessoais durante a rotina diária de vinte e uma crianças. As relações interno-externo (I / O) foram usadas para representar as diferenças entre os ambientes interno e externo. Um teste de sensibilidade foi realizado para avaliar o impacto deste parâmetro. Questionários foram usados ​​para obter as rotinas dos sujeitos durante as campanhas. Os resultados obtidos por meio de modelos de dispersão estão de acordo com as diferenças individuais de exposição avaliadas por monitores pessoais - se comparados a um método baseado apenas na estação de monitoramento. No entanto, uma superestimativa ocorreu para crianças que moram perto de estradas. Os resultados da exposição revelaram maior sensibilidade às relações I / O usadas do que aos caminhos das crianças entre seus destinos habituais. O tempo de permanência ao ar livre (ou interno) e a variação da concentração na microescala urbana (<2 km) foram os aspectos relevantes da exposição. Por exemplo, a proximidade dos receptores (casa e escolas) às estradas principais e a posição dessas fontes aos receptores considerando o regime de vento foram fatores chave. Em conclusão, os métodos indiretos - de preferência modelo de dispersão - foram capazes de abordar a exposição das crianças ao NO2, se comparados com monitores pessoais.

Leia o estudo completo na revista Air Quality, Atmosphere & Health, por meio do link: https://link.springer.com/article/10.1007/s11869-021-01123-6

Tags: