Associação entre a ocorrência dos sintomas da asma e poluição do ar

O projeto Asmavix tem o objetivo de investigar um problema de saúde específico, “função respiratória em portadores de asma leve a moderada”, a fim de determinar se, e em que extensão, a poluição do ar afeta os sintomas da asma em crianças e adolescentes moradores de Vitória.

Esse projeto está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por cerca de 20 pesquisadores médicos, engenheiros e estatísticos envolvidos nos programas de pós-graduação em ciências Fisiológicas e Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Espírito Santo.

A equipe de engenharia realiza o monitoramento da qualidade do ar, que consiste em mensurar a concentração de compostos orgânicos voláteis, SO2, NOx, CO, O3, material particulado (MP10 e MP2.5), e fungos nos ambientes externo e interno das residências durante dois anos em períodos de inverno e verão em três localidades diferentes da cidade de Vitória. O material particulado será também analisado quanto à sua característica química a fim de investigar a presença de metais que possam ser diretamente relacionados ao impacto à saúde. E, para verificar a exposição à poluição do ar considerando a mobilidade do indivíduo, serão utilizados monitores pessoais para medição de SO2.

A equipe de saúde realizará o acompanhamento de 200 crianças e adolescentes portadores de asma atendidos em clínicas ou unidades de saúde em Vitória. Durante 10 a 15 dias, cada participante será monitorado, em domicílio, por meio do preenchimento de um diário e de medidas de espirometria (exame de pulmão) nos períodos tanto de inverno quanto de verão. Tendo em vista o número expressivo de variáveis que podem influenciar o desencadeamento de crise asmática, haverá também a análise de genes que, em outras populações, mostraram associação com o aparecimento ou gravidade da doença.

O objetivo específico do estudo é determinar se, e em que extensão, os níveis de alguns poluentes suspensos no ar afetam os sintomas da asma em crianças e adolescentes moradores de Vitória. O estudo é projetado para obtenção de dados diretos em amostra robusta de sujeitos e inclui um número elevado de covariáveis relacionadas ao desencadeamento e à piora dos sintomas de asma de acordo com a literatura médica atual. Como a sazonalidade é um fator importante na modulação da exacerbação dos sintomas da asma, o estudo longitudinal está sendo proposto para ser feito com os mesmos sujeitos de pesquisa estudados nos períodos de inverno e verão. O acompanhamento da saúde de crianças e adolescentes com asma por um período de um ano, combinado com monitoramento abrangente dos poluentes na atmosfera de Vitória, irá fornecer os dados longitudinais necessários para a pesquisa de possíveis associações causais. Além disso, fontes potenciais de parcialidade e confusão que possam mascarar as verdadeiras relações entre a qualidade do ar e a exacerbação da asma serão investigadas e controladas na análise das relações quantitativas entre a exposição (poluente no ar) e as respostas (sintomas de asma e parâmetros funcionais respiratórios).

Estudos que investigam a associação entre poluição do ar e asma já foram feitos em diversos locais do Brasil, incluindo Vitória (Castro et al., 2007). Todos, entretanto, trabalharam com dados secundários e o desfecho medido (atendimentos ambulatoriais, internações hospitalares, etc) foi dicotomizado. A inovação do estudo reside na obtenção direta de dados na população exposta com um monitoramento mais abrangente (PM10, PM2.5, SO2, NOx e O3,). Além disso, o monitoramento será feito com unidade móvel de medida de poluentes a ser deslocada para o bairro de residência dos participantes da pesquisa permitindo uma aferição mais precisa da exposição aos poluentes. Tendo a vista a o número expressivo de variáveis que pode influenciar o desencadeamento de crise asmática, será feita também uma coleta abrangente de covariáveis, incluindo análise de genes que, em outras populações, mostraram associação com o aparecimento ou gravidade da doença. A produção e divulgação dos dados irá permitir uma melhor compreensão da dinâmica da doença em Vitória, o real impacto da poluição na exacerbação de sintomas. Estes dados são importantes para definir estratégias de melhoria da qualidade do ar e para o estabelecimento de estratégias para enfrentamento desse problema de saúde pública.

Acesse aqui o site do Projeto AsmaVIX.

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.